Volta ao topo
T: (55-11) 3611.6022     Whatsapp:  ligue »

Conserto de compressor de ar: 5 Dicas para evitar problemas


20/02/2020

Mesmo no caso dos equipamentos mais eficientes, o conserto de compressor de ar é um processo inevitável, e até mesmo indispensável para o desempenho de suas operações. Cedo ou tarde, peças devem ser substituídas, redes devem ser redimensionadas e equipamentos devem ser reparados em decorrência do desgaste natural.

Interrupções em sistemas de suprimento de ar comprimido podem representar grandes prejuízos, perdas e atrasos, por isso é tão importante investir em soluções que previnam essas dores de cabeça. A dúvida que fica é: como adequar a rotina da sua produção de forma que os reparos no sistema de ar comprimido não prejudiquem a qualidade e precisão de suas entregas?

O conserto de compressor de ar é o tipo de processo em que o barato pode sair caro, resultando em novas falhas, agravamento de problemas, baixa durabilidade da solução e, inclusive, na necessidade de substituir peças ou o próprio equipamento.

Com isso em mente, preparamos esse artigo com os principais pontos de atenção para identificar falhas com agilidade, bem como estabelecer ações preventivas e corretivas com máxima eficiência. Confira nossas dicas e entenda como garantir segurança e confiabilidade às suas operações!

Principais pontos de atenção no conserto de compressores

  1. Realizar inspeção completa

Uma auditoria especializada não só é o primeiro passo para realizar o conserto de compressores de ar de forma precisa, como desempenha um importante papel na prevenção de erros, riscos, desperdícios e prejuízos em toda a sua rede de ar comprimido.

Em conjunto a um plano de manutenção adequado, a auditoria periódica de seus equipamentos ainda pode te ajudar a reduzir custos de energia, tempo de inatividade, ociosidade e desgastes dos equipamentos, priorizando os reparos, controlando os vazamentos e assegurando que o sistema opere com máxima eficiência.

Nessa etapa, é importante que um técnico especializado inspecione o funcionamento de toda a sua rede de ar comprimido, avaliando fatores como vazão, pressão, carga, curva de demanda, presença de água nos equipamentos, e condição dos filtros de ar, sistemas de resfriamento, secadores e válvulas.

Toda essa análise pode ser mais simples e assertiva com o uso das ferramentas adequadas. Um sistema de controle, por exemplo, é uma solução essencial para otimizar a operação, o monitoramento e o conserto de compressores de ar.

Confira nosso artigo sobre as funcionalidades que um sistema de controle para compressores oferece à indústria!

  1. Buscar fornecedores reconhecidos e certificados

Uma das maiores causas de perdas nas indústrias é a instalação de compressores de ar ineficientes, que desperdiçam energia e prejudicam a qualidade dos produtos. Assim, investir em equipamentos de qualidade é um cuidado primordial para evitar problemas futuros e otimizar a durabilidade do sistema de ar comprimido.

Além disso, o retorno sob esse investimento também se dá a longo prazo, garantindo a assertividade no conserto de seu compressor de ar a partir do fornecimento de peças eficientes, compatíveis com a sua rede.

Para isso, priorize parcerias confiáveis e duradouras, contando com fornecedores que estão de acordo com as normas, apresentam certificações de qualidade e são reconhecidos no mercado!

  1. Garantir peças compatíveis e que otimizam a eficiência do sistema de ar comprimido

Além da qualidade, outro fator determinante na escolha de seus fornecedores é a compatibilidade e adequação das soluções com seus compressores de ar comprimido e as necessidades da sua indústria!

Assim, quando se trata de um sistema de compressores, é muito importante garantir soluções integradas, com componentes que atendam a um padrão de qualidade e desempenho.

Nesse caminho, a solução que muitas indústrias encontram é apostar em um projeto turn-key. Isso porque um fornecedor que oferece um portfólio completo de produtos e serviços te ajuda a garantir a integração correta dos componentes de seu sistema, potencializando a performance de todo o conjunto e assegurando a confiabilidade dos reparos necessários a longo prazo!

  1. Contar com profissionais capacitados

Não basta contar com as melhores peças e equipamentos sem a devida capacitação para avaliar os problemas e implementar as soluções. O conserto de compressor de ar exige profissionais especializados, preparados para inspeções completas e reparos precisos nos equipamentos. Assim, o produto e o serviço são codependentes para o resultado desse processo!

Cada componente do sistema de compressores desempenha um papel essencial no correto funcionamento da máquina, apresentando problemas distintos. Dessa forma, a expertise e experiência são necessárias tanto para estabelecer diagnósticos ágeis, precisos e completos, como para viabilizar o reparo adequado de todos os danos e obter resultados duradouros no conserto de compressores de ar.

  1. Estabelecer um plano de manutenção

Além de representar riscos à segurança e à qualidade de suas operações, a falta de manutenção periódica em seus compressores e equipamentos pode resultar em grandes perdas de energia, eficiência e capacidade de entrega.

Assim, seu plano de manutenção deve seguir o princípio de que é melhor prevenir do que remediar, porém de forma fundamentada, e não aleatória. A proposta é seguir à risca as recomendações do fabricante quanto à frequência do reparo e do conserto de compressor de ar, bem como de suas peças.

Independentemente das máquinas e dos componentes estarem funcionando sem problemas aparentes, a manutenção deve ser realizada considerando os intervalos de tempo adequados para evitar agravantes e assegurar o máximo desempenho da sua rede!

Quer saber mais sobre essa etapa? Conheça as 5 principais dicas para a manutenção de compressores!

Conte com a HBR para o conserto de seus compressores de ar!

A manutenção de todo o seu sistema de ar comprimido, envolvendo compressores, secadores, sistemas de filtragem e tratamento, bem como a análise de perdas, exige expertise, experiência e ferramentas adequadas. A nossa equipe está preparada em todos esses quesitos para atender à sua indústria de forma assertiva!

A HBR está há mais de 30 anos desenvolvendo projetos em conjunto a indústrias do Brasil e de toda a América Latina, com um portfólio de produtos e serviços completos para sistemas de ar comprimido. Além de oferecermos equipamentos e peças de marcas líderes no mercado, com garantia estendida e conformidade com as normas de qualidade, nós também disponibilizamos equipamentos engenheirados e contratos de manutenção especializada em soluções para nossos clientes!

Nossas equipes de aplicações, engenharia/projetos, peças e manutenção para sistemas de ar comprimido estão preparadas tanto para operações on-shore como off-shore. A HBR tem a solução correta para a sua empresa, seja na hora na implantação e manutenção do seu sistema, na locação de equipamentos ou na renovação de suas instalações.

Conte com a HBR para evitar problemas e prejuízos com o conserto de compressor de ar. Entre em contato com nossos consultores e entenda tudo o que podemos fazer pela eficiência energética da sua indústria!