T: +55 11 3611.6022 WhatsApp: +55 11 99133.1672

Como escolher o sistema de bombeamento adequado?

08/01/2020 -

Como escolher o sistema de bombeamento adequado?

Um sistema de bombeamento é essencial para as operações diárias de diversos segmentos industriais, com aplicações que vão desde a refrigeração e lubrificação dos equipamentos até a transferência de fluidos durante o ciclo produtivo.

Para que esse transporte seja realizado de forma completa e satisfatória, é preciso que a escolha da bomba seja adequada para as particularidades da sua produção. Entenda quais são os principais tipos de sistema de bombeamento e o que considerar em uma escolha assertiva para a sua indústria!

Quais são os tipos de sistema de bombeamento?

As bombas estão disponíveis em uma ampla variedade de tipos, tamanhos e materiais, no entanto, elas podem ser classificadas em duas categorias principais:


1- Bombas de deslocamento positivo: A bomba desloca uma quantidade de fluido equivalente ao volume de deslocamento do sistema a partir de uma ação mecânica. Essa categoria apresenta ainda diferentes subtipos de bombas, incluindo bombas de pistão, diafragma, parafuso, palheta deslizante e lóbulo rotativo.

2- As bombas centrífugas aceleram o fluido e convertem a energia cinética em deslocamento utilizando um impulsor. Bombas centrífugas axiais (hélice), de fluxo misto e radial são exemplos de modelos que compõem essa categoria de equipamentos.


Quais são as diferenças entre os diferentes tipos de bombas?

Apesar de muitas aplicações possam ser atendidas tanto por bombas de deslocamento positivo quanto por bombas centrífugas, a segunda categoria é especialmente comum nas indústrias, compondo um sistema de bombeamento simples de operar, seguro, com longa vida útil e menores custos de manutenção, já que geralmente sofre menos desgaste e requer menos substituições de peças do que as bombas de deslocamento positivo.

As bombas centrífugas são adequadas para operar em uma ampla gama de condições, oferecendo uma relação de fluxo e pressão variável.

Por outro lado, as bombas de deslocamento positivo possibilitam operações com um volume de fluxo proporcional à sua velocidade, promovendo a resistência do sistema de bombeamento. Essa categoria de bombas é ideal para aplicações que exigem alta precisão no controle e na medição do fluxo, nível de pressão elevada, ou que apresentam um fluido de trabalho altamente viscoso, não devendo sofrer altas forças de cisalhamento.

Qual é o sistema de bombeamento ideal para suas operações?

O design de um sistema de bombeamento adequado, capaz de atender às necessidades e particularidades da sua planta, deve considerar diferentes fatores, possibilitando o dimensionamento e a configuração de acordo com os requisitos de vazão, pressão, velocidade e potência de cada processo.

Além disso, essa decisão deve levar em conta as características do fluido que o sistema deve atender, como viscosidade, densidade, conteúdo de partículas e vapor.

Fluidos como óleo lubrificante a frio (a menos de 60 ° F), por exemplo, não podem ser tratados e transferidos por bombas centrífugas, e sim por bombas de deslocamento positivo, devido ao seu nível de viscosidade.

Da mesma forma, as bombas de deslocamento positivo não toleram muitos detritos e perdem significativamente o desempenho se as vedações entre os estágios do sistema forem corroídas, assim, as bombas centrífugas são a melhor indicação para operações de fluidos com alto conteúdo de partículas, como lamas de carvão.

A escolha de um sistema de bombeamento adequado é indispensável para a segurança, a eficiência e a rentabilidade de suas operações, prevenindo danos aos seus equipamentos, longos tempos de inatividade e perda substancial de produtividade.

Um layout superdimensionado, por exemplo, pode resultar em custos operacionais e de manutenção mais altos do que o necessário, uma vez que o excesso de energia do fluxo aumenta o desgaste dos componentes do sistema de bombeamento, causando danos à válvula, estresse na tubulação e excesso de ruído na operação dos equipamentos.

Assim, alguns cuidados são essenciais nesse processo:

  • Estabelecer as condições atuais e os parâmetros operacionais;
  • Determinar as necessidades de produção e estimar as futuras demandas;
  • Desenvolver ciclos de carga de acordo com os dados operacionais;
  • Avaliar projetos e melhorias alternativas para o sistema de bombeamento;
  • Determinar as opções mais sólidas técnica e economicamente, levando em consideração todos os subsistemas;
  • Contar com uma equipe especializada na implementação do sistema;
  • Monitorar e otimizar continuamente o consumo de energia elétrica e o desempenho dos equipamentos.

Como você pôde perceber, a qualidade de todo o sistema e a inteligência em cada uma dessas etapas são determinantes para garantir o máximo desempenho e a total segurança em sua produção. Pensando nisso, a HBR disponibiliza linhas completas de bombas centrífugas e bombas de deslocamento positivo, capazes de atender às especificações de cada operação industrial!

Há 35 anos no mercado, nossa equipe de especialistas está 100% preparada para auxiliar sua indústria nesse projeto, oferecendo serviços e equipamentos completos para a sua planta. Entre em contato com a nossa equipe e entenda como podemos te ajudar!