WhatsApp: +55 11 3611.6022

Indústria de embalagens metálicas recebe equipamentos e instalações da HBR

02/05/2019 -

Mais um case de sucesso da HBR em uma Indústria de embalagens metálicas.

Para uma empresa ser referência na sua área de atuação precisa compreender as necessidades dos seus clientes e não medir esforços para atender às mais específicas demandas. Este diferencial contribuiu para a HBR construir uma sólida história ao longo dos seus 35 anos de existência. A equipe técnica da empresa faz um diagnóstico completo do problema, especifica a solução e instala os equipamentos personalizados.

Foi o que aconteceu com uma indústria de embalagens metálicas que procurou a HBR para desenvolver uma solução técnica sob medida para resfriamento do maquinário utilizado para a fabricação de tampas e lacres para latas de alumínio.

Entretanto, o projeto precisava contemplar detalhes peculiares da indústria. Devido ao processo mecânico da fabricação dos componentes de embalagem, as máquinas exigem uma temperatura controlada da água de resfriamento e uma grande transferência de calor para a solução de resfriamento. Deste equilíbrio depende a qualidade dos produtos fabricados.

Diante deste cenário, a equipe técnica concluiu que, como a temperatura de entrada da água é de 20oC e a saída prevista de 40oC, proporcionando um diferencial de temperatura ΔT = 20oC, estes valores não correspondiam aos tradicionais de temperatura para usar um chillher, que deve ter temperatura de entrada em 30oC, no máximo.

E a temperatura de envio para processo (20°C), acima das temperaturas médias de bulbo úmido (TBU) para região de instalação do equipamento. Assim, não seria indicado utilizar Torres de Resfriamento convencionais no projeto.

O time de engenharia da HBR recomendou a utilização de um sistema conhecido como Cascata, no qual em um primeiro estágio, o sistema é responsável por resfriar a água de processo de 40°C para 30°C, utilizando um Sistema de Resfriamento de Circuito Fechado.

No segundo estágio, a solução entraria resfriando a água de processo de 30°C para 20°C, utilizando um Chiller com tecnologia de compressores Inverter – com esta tecnologia, o consumo de energia é menor. A solução desenvolvida foi completada por Skids de Bombeamento e todo o sistema de quadros de controles para a operação do sistema.

Após instalado, o sistema passou a funcionar em circuito fechado, sem ação de elementos contaminantes do ar, dissolvidos na solução de água em circulação no equipamento. Os motores elétricos dos compressores, bombas e ventiladores são acionados por inversores de frequência, limitando a rotação e o consumo de energia elétrica às necessidades reais de demanda térmica da linha de produção.

Para economizar água e energia elétrica, o sistema utiliza ao máximo a dissipação de energia para o ambiente com a menor demanda possível de energia. Outra especificação voltada à eficiência energética e à preservação do meio ambiente, o chiller utiliza compressores com acionamento por meio de inversores de frequência. Desta forma, o consumo de energia será o menor possível adaptado às necessidades do processo.

Instalado e comissionado, o projeto está operando continuamente e todos os parâmetros levantados demonstram o sucesso no projeto executado. Ou seja, a solução personalizada para atender à demanda do cliente.