Volta ao topo
T: (55-11) 3611.6022     Whatsapp:  ligue »

Sistema de ar comprimido: As vantagens de uma solução integrada


03/10/2019

Toda indústria que conta com um sistema de ar comprimido como fonte de energia para a operação de equipamentos deve se atentar a uma série de fatores, de forma a promover a eficiência energética e confiabilidade da produção.

A compra das peças, a instalação, a manutenção e o controle de todo o sistema estão diretamente ligados com a qualidade do ar, a redução de custos e o aumento da produtividade. Quando falamos em máxima eficiência e economia, o que é mais indicado: apostar em uma rede de fornecedores ou em um contrato com fonte de responsabilidade única?

Essa é uma dúvida comum para muitas gestores e engenheiros, e foi pensando nisso que construímos esse artigo! Entenda como funciona uma solução integrada para tomar a melhor decisão de acordo com a sua demanda e necessidade!

O que compõe um sistema de ar comprimido?

Conhecer o funcionamento e as peças de um sistema de ar comprimido é o primeiro passo para buscar soluções adequadas. Em sua tomada de decisão, considere os componentes que são vitais para o bom funcionamento da sua fábrica:

  • Compressores de ar

O compressor capta o ar da atmosfera e o comprimi em um reservatório, desligando automaticamente quando a pressão de ar atinge o limite projetado.

Esse ar contido no reservatório se torna a fonte de energia para uma ampla variedade de aplicações industriais, garantindo a operação de todos os equipamentos pneumáticos da planta a partir de uma rede de distribuição.

  • Sistema de tratamento de ar comprimido

Um dos principais responsáveis pela garantia de qualidade do ar comprimido e a durabilidade dos equipamentos, prevenindo a contaminação por poeira, água condensada, partículas sólidas e, inclusive, o óleo lubrificante do compressor.

  • Secador de ar

Atua em conjunto aos filtros para promover a qualidade das operações, eliminando possíveis contaminantes em estado líquido e todo o vapor d’água presente no ar comprimido.

  • Torre de resfriamento

Controlar e reduz a temperatura no ambiente de operação dos geradores e compressores da sua planta, evitando que o seu sistema de ar comprimido atue em condições inadequadas e prejudiciais.

  • Sistemas de bombeamento

Fundamental para reduzir o consumo de energia de seus equipamentos e custos com a geração de ar comprimido, promovendo a transferência de substâncias e materiais em seu processo produtivo com alto desempenho.

  • Rede de distribuição

Responsável por garantir a distribuição adequada de ar comprimido para a operação de seus equipamentos, sem perda de pressão ou qualidade durante o transporte da sala dos compressores para toda a sua planta.

  • Elétrica e controle

O seu sistema de controle deve adequar o desempenho de seus compressores e toda a sua rede de ar comprimido conforme as necessidades de seus processos industriais, oferecendo o acompanhamento seguro e o gerenciamento de informações relevantes para suas operações, como pressão de trabalho, vazão e classe de pureza.

5 Vantagens de solução integrada para o seu sistema de ar comprimido

Considerando todos esses componentes, vamos voltar à nossa pergunta inicial: Vale mais a pena apostar em uma rede de fornecedores ou em um contrato com fonte de responsabilidade única?

Bom, o primeiro ponto para chegarmos a uma boa resposta é: Quando surge um problema ou uma necessidade, você busca uma série de soluções, ou prefere uma solução completa e integrada, que te ajude com seus desafios de forma simples e direta?

Já ouviu falar no termo turn-key? A expressão remete a um modelo de contrato que integra todas as demandas de fornecimento, estabelecendo uma fonte de responsabilidade única para a resolução ágil e completa de todas as necessidades.

Quando se trata de um sistema de ar comprimido, a importância de soluções integradas é a mesma. Assim, os projetos turn-key já se tornaram uma grande tendência nessa área de fornecimento.

Confira as 5 maiores vantagens de investir em uma solução integrada para o seu sistema de ar comprimido e entenda por que esse modelo de contrato é cada vez mais utilizado por indústrias de todos os portes e segmentos!

1. Praticidade de compra

Quando você conta com um fornecedor capaz de atender às suas demandas de forma completa, um grande diferencial é a praticidade de compra, já que você não precisa realizar diferentes orçamentos para cada componente.

O processo de compras se torna mais ágil, e a equipe do eu fornecedor já está preparada para dimensionar, implementar e acompanhar todo o projeto. Além disso, contratos a longo prazo possibilitam melhores oportunidades de negociação, te ajudando a economizar com a aquisição de peças e os custos de inventário.

2. Fonte de responsabilidade única

A partir desse modelo de contrato, você conta com todos os serviços e componentes de forma integrada. A implantação é imediata, com a definição de todos os prazos e preços no próprio processo de contratação, e o controle direto com um único fornecedor.

Atuar com uma fonte de responsabilidade única simplifica todo o processo de orçamento, gestão e manutenção do seu sistema de ar comprimido, otimizando sua performance e suas operações diárias sem sobrecarregar a sua equipe.

3. Suporte ágil

Toda a documentação do projeto está concentrada em somente um fornecedor. Portanto, a equipe de suporte está capacitada para responder prontamente às suas necessidades e a resolução de problemas de forma ágil, próxima e assertiva!

4. Melhor performance de todo o sistema de ar comprimido

É primordial atuar com componentes e serviços compatíveis, que operam com um padrão de qualidade e são desenvolvidos com foco nas necessidades e particulares do seu segmento.

Dessa forma, um fornecedor que oferece um portfólio e plano de manutenção completo te ajuda a garantir a integração correta dos componentes de seu sistema, potencializando a performance de todo o conjunto!

5. Maior segurança em todo o processo

O comprometimento mútuo é a base para qualquer relação a longo prazo, não é mesmo? Assim, contar com um fornecedor único para garantir o funcionamento e o desempenho de seu sistema também é uma oportunidade para uma parceria duradoura e confiável.

A equipe é especializada, os componentes são compatíveis, o suporte é completo e, dessa forma, há maior confiabilidade e segurança em todo o processo!

HBR: Soluções completas em um único lugar

Com mais de 30 anos de experiência no mercado nacional e internacional, a HBR é especialista no fornecimento de equipamentos e serviços para o mercado de ar comprimido de forma integrada.

A partir de uma linha completa de produtos, como compressores, secadores, filtros, torres de resfriamento, reservatórios e tubulações, a HBR atende a diferentes segmentos industriais, sempre com a tecnologia e engenharia como pontos de convergência.

Estabeleça uma parceria de longo prazo, capaz de promover a eficiência e a economia em todo o seu processo produtivo. Entre em contato com um dos especialistas da HBR e realize um orçamento personalizado!