T: +55 11 3611.6022 WhatsApp: +55 11 99133.1672

Vazamentos em sistemas de comprimido

15/08/2018 -

Conheça a origem, custos, consequências e soluções para vazamentos em sistemas de ar comprimido

Vazamentos de ar comprimido são grandes fontes de desperdício de energia elétrica em uma planta fabril, gastos podem corresponder a até 30 % do total do ar fornecido pelos compressores, em contrapartida, um plano bem estruturado de detecção e correção de vazamentos pode reduzir a perda para menos de 10 % da produção total de ar comprimido.

Além do consumo energético, os vazamentos de ar comprimido também contribuem para queda da pressão do sistema, o que consequentemente exige mais dos equipamentos e diminui a periodicidade de manutenção.

É muito comum nos depararmos com processos onde existe o uso inapropriado do ar comprimido em orifícios criados para solucionar pequenos problemas de produção, como: resfriamento, limpeza, pulverização de materiais etc…

As perdas de ar em geral são difíceis de ser encontradas, pois muitas vezes os ruídos normais da fábrica encobrem os ruídos dos vazamentos e o ar comprimido quando tratado não deixa rastros físicos no ponto de fuga.

Abaixo uma tabela que demostra as perdas de ar comprimido por vazamento, caso tenhamos o custo do Kw/hora, o regime de trabalho da fábrica, e o levantamento de vazamentos, conseguimos facilmente converter as perdas em reais (R$).

A HBR é especializada no serviço de detecção, identificação e correção de problemas relacionados a vazamentos de ar comprimido, com envio de relatórios de apontamentos e envio de técnicos amplamente capacitados.