31/05/2023 -
A rede de ar comprimido desempenha um papel fundamental dentro de qualquer indústria, permitindo diversos benefícios, como ganhos de produtividade e automação de diversos processos. Portanto, é impossível imaginar um negócio sem a sua utilização nos dias de hoje.
Devido a crescente preocupação com o meio ambiente e sustentabilidade, além do aumento gradativo dos preços de energias, gestores têm buscado novos tipos de soluções que auxiliem nesses pontos, sem que impacte a eficiência e a qualidade das operações. E o principal motivo está justamente nos prejuízos que podem ocorrer caso a indústria tenha paradas: atrasos nas entregas, desperdícios de materiais, gastos excedentes e etc.
A escolha correta dos equipamentos que compõem uma rede de ar comprimido podem evitar essas paradas e trazer ainda outros impactos positivos, como eficiência energética e melhor desempenho das operações diárias.
Entenda no artigo quais são esses equipamentos e como eles auxiliam para uma rede de ar comprimido eficiente.
A rede de ar comprimido tem a finalidade de levar o ar armazenado em reservatório para a área de consumo. Ou seja, é um sistema com o objetivo de proporcionar uma fonte de energia versátil e controlável para automação de processos, impulsionamento de equipamento e diversas outras tarefas.
Além disso, uma rede de ar comprimido também pode ser utilizada para outras finalidades, como:
Portanto, é um sistema que, devido a sua versatilidade, possui uma ampla gama de aplicações, proporcionando energia, eliminação de oscilações de pressão, controle e eficiência dos processos.
Para o bom funcionamento de uma rede de ar comprimido, de modo que ela possa entregar os benefícios prometidos, os seus componentes precisam ser de alta qualidade e adequados para o seu sistema.
O primeiro ponto é encontrar um bom compressor de ar, que já é um enorme desafio diante dos modelos e marcas existentes no mercado. Esse equipamento é responsável por fornecer o ar comprimido sob pressão, podendo ser acionado por motores elétricos, por exemplo.
Em seguida, ocorre a definição do sistema de tratamento de ar comprimido a partir das necessidades da produção. Este é um sistema composto por filtros, separadores de água e secadores, que possuem duas funções: prevenir a contaminação por poeiras, partículas sólidas ou pelo óleo lubrificante, e aumentar a durabilidade dos equipamentos.
Uma vez definidos o compressor e o sistema de tratamento, inicia-se o projeto da sala de compressores e da rede de distribuição, incluindo:
É importante sempre salientar que os equipamentos da rede de ar comprimido são definidos a partir da necessidade da indústria, o que evita paradas e altos consumos de energia.
A indústria 4.0 tem se desenvolvido cada vez mais e o seu conceito já é presente nos principais segmentos industriais, como alimentício e automobilístico. Nesse sentido, a rede de ar comprimido também deve ser alinhada e desenvolvida levando em consideração suas características.
O sistema deve ser completamente automatizado, o que demanda um projeto de automação, instrumentação, desenho de redes de comunicação, plataformas de monitoração e controle de gerenciamento de energia.
Esse último faz toda a diferença em uma rede de ar comprimido eficiente. Entre os principais benefícios podemos citar a confiabilidade, economia e maior agilidade das atividades industriais, além de tomadas de decisões mais assertivas.
Para garantir o bom funcionamento de todos os componentes citados na operação da rede de ar comprimido, deve-se definir a manutenção dos compressores e de outros equipamentos, com atividades preventivas, aquisição de peças de reposição, troca de peças e gestão de pessoal.
Outro tipo de manutenção envolve a revisão de todos os equipamentos, onde são trocados mancais, selos, trocadores de calor e, em muitos casos, a unidade compressora inteira. A desvantagem é que os custos desta intervenção podem chegar a 70% do valor de um compressor novo e até 8 semanas de parada de produção.
Fora da sala de compressores, deve-se ficar atento ainda ao aumento dos vazamentos da rede de ar comprimido, qualidade do ar, corrosão das tubulações e a utilização correta do ar comprimido.
Por conta disso, é importante contar com uma solução ideal de rede de ar comprimido e com uma empresa especialista nesses tipos de suporte. Além de evitar gastos desnecessários, ela também auxilia no melhor funcionamento das operações da sua indústria e evita paradas inesperadas.
O Air Delivery é um formato de fornecimento de ar comprimido desenvolvido pela HBR para empresas que procuram eficiência energética, redução de custos operacionais, disponibilidade e a oportunidade de manter os processos de produção sem se preocupar com a sala de compressores e outros problemas de uma rede de ar comprimido.
Diferente de uma simples locação de compressores, a nossa empresa assume 100% da responsabilidade da sua rede de ar comprimido, entregando a vazão necessária, na pressão correta e com o ponto de orvalho requerido, com o menor consumo de energia.
Para entender mais sobre essa diferença entre os tipos de locações e porque a opção do Air Delivery, baixe agora mesmo nosso eBook!
Durante todo o período de contrato, a HBR aprende como a sua empresa consome o ar comprimido e indica como reduzir vazamentos, perdas de carga e a melhorar os sistemas de controle e gerenciamento.
Nosso sistema possui 5 compromissos, garantindo-o como o melhor serviço de fornecimento de ar comprimido:
Nós, da HBR, oferecemos o Air Delivery desde 2002 e vem alcançando resultados expressivos, com mais de 40 instalações de grande e pequeno porte atendidas e mais de 300 equipamentos em operação.
Em questões de sustentabilidade, já auxiliamos na economia de mais de 200GW de energia e contribuímos com uma redução que supera 20 mil toneladas de CO2 na atmosfera.
Para saber mais sobre o Air Delivery acesse nossa página exclusiva ou entre em contato com os nossos consultores!